21 de janeiro de 2010

Ser só

Diante de feridas, ausências e inúmeras emoções, faz-se presente um atormento que envolve grande parte da sociedade: a solidão. Por outro lado, cada indivíduo encontra em seu interior a maior necessidade de comunicação - precisamente ela não abrange a fala - trata-se de qualquer linguagem correspondida.
O alvo que quero discutir é quais os motivos encontrados para que certas pessoas sintam-se bem acompanhadas e outras vivam sozinhas sem dificuldade. Estar só pode parecer, muitas vezes, o bem maior do mundo do que viver cercado das complexidades pertencentes ao ser humano e as suas ideias.
É interessante, porém, notar que a necessidade de expressão é comum em alguns contextos. Um deles está lá na Idade Média, quando a dama apaixonada sofrendo pela partida do amado, desabafava-se com as flores, as aves, ou até mesmo com as ondas. Ainda que a natureza não respondesse, ela sentia-se bem por sua "linguagem".
A solidão faz parte do ser humano baseando-se na ausência de pessoas, no medo e na angústia. Por gestos de amor, de defesa, de amizade o homem registra o seu eu dentro do próximo que encontrar, e se não encontrar, a solidão parece que o abraça feito mãe ao filho.
Nosso amigos são aqueles que mais nos confortam nessa realidade, afinal um prende-se ao outro e não seria, de forma alguma, ignorância importar-se mais com as palavras do que com as relações éticas de comportamento, pois o que se eleva é a compreensão de semear afeto e o desapego em regras de um mau-querer.

5 comentários:

Rafael disse...

Andas assistindo Solitários também? Hauhuah!

Acho que eu ficaria bem por um tempo, depois entraria em crise. Após um longo período, acho que aceitaria, mas continuaria lamentando.

Ser complexo, nós.

Frederico Guimarães disse...

estar sozinho deve ser um periodo, e curo para que vc num se torne sozinho. é normal sentir falta, não pode e fazer a falta algo exencial !

Higor Pontes disse...

Caramba mulher... Tu escreve muito!!!
hehehehe

Parabéns!!!
Conseguiu descrever lindamente esse sentimento que nos amedronta e enlouquece!

81 disse...

A solidão tem suas vantagens e desvantagens... o positivo dela é que vc pode desfrutar de um momento de autoreflexão, e crescer espiritualmente. O negativo é que se vc não souber tirar proveito dela, ela joga vc no chão... rs. Sim, coisa de libriano mesmo! (estou te seguindo!)

Frederico Guimarães disse...

Obrigado pelos comentários no meu blog Fabi ! é um prazer ter você aqui ! seus textos me inspiram!

Postar um comentário

Sente-se, relaxe.